22 de dez. de 2014

Feliz Natal e um Maravilhoso 2015!




Mais um ano se passou repleto de novos caminhos que foram trilhados com determinação e muito amor.
Particularmente,nesse ano, embora tenha estudado muito sobre os vegetais,pouca coisa foi divulgada aqui no blog mas, tenho certeza que nesse próximo ano de 2015, vou poder retomar o ritmo normal :)
É importante  sempre lembrar que as possíveis barreiras encontradas e, muitas vezes só contornadas, fazem parte do processo de crescimento interior.
Bem, como sempre escrevo nessa época do ano, chegou o momento de deixar o mundo das flores, folhas, cascas e raízes das mil plantas que estão sempre passeando pelo meu pensamento e me concentrar no panetone dos panetones, aquele que aprendi a fazer com meu pai e que, com muita saudade e prazer, faço todos os anos.

Desejo para todos Boas Festas com muita paz e amor junto com essa árvore enfeitada com flores super especiais criadas pela minha mãe em um momento único e verdadeiramente delicioso. 


  Feliz Natal , Feliz Navidad , Bon Nadal , Merry Christmas, Fröhliche Weihnachten ,Buon Natale,   Joyeux Noel ,С Рождеством , メリークリスマス , 圣诞节快乐 !!



4 de dez. de 2014

Sabão para peles delicadas

processo frio ( cold process) - produto VEGAN

Um sabão feito especialmente para peles sensíveis e/ou maduras por seu alto poder de nutrição e regeneração.
Feito com leite artesanal de castanha-do-brasil, extrato de aveia e linhaça e extrato oleoso de castanha-do-brasil em óleo de oliva extra virgem.

Repeti a receita desse sabão que sempre é sucesso,fazendo duas alterações:
1- substituindo a água da receita por leite concentrado de castanhas-do-brasil,
2- trocando o óleo de castanhas-do-brasil prensado à frio (óleo com custo elevado e de rápida oxidação) por extrato oleoso de castanhas-do-brasil,trituradas e maceradas em óleo de oliva extra virgem.
Meu objetivo: Comparar a eficácia do produto usando aditivos elaborados de forma artesanal, buscando possíveis diferenças no poder de hidratação e regeneração da pele.

Conclusão:
O resultado obtido se igualou ao sabão feito com o óleo de castanhas-do-brasil prensado à frio.
Esse sabão,continua sendo um dos meus preferidos para a higiene e tratamento do rosto.
Sua espuma, abundante e persistente, permite delicada massagem visando hidratar e regenerar a pele.Considero super aprovado! 


sabão para peles delicadas- produto VEGAN

Composição:
saponificação dos óleos de oliva, babaçu, rícino, milho, palma e palmiste BIO.
 
aditivos: leite artesanal de castanha do brasil (substituindo a água da receita), gel glicólico de aveia e linhaça, vit.E, extrato oleoso de castanha do brasil em óleo de oliva extra virgem, óxido de zinco,xarope de agave azul (Agave tequilana),óleos essenciais cítricos e patchouli.


sobre as propriedades cosméticas da castanha-do-brasil:

Originária da árvore castanheira (Bertholletia excelsa H.&B.) a castanha-do-pará ou castanha-do-brasil, possui em sua composição,para 100g, 14,40g de proteínas e 65,90g de lipídios, entre outras coisas .
Seu óleo contém as vitaminas A e E e os minerais cálcio, ferro, zinco, potássio e selênio. Na fração insaponificável, encontram-se fitoesteróis, que tem propriedades cicatrizantes e ainda os alcoóis triterpênicos que tem ação anti-radicais livres.Possui também frações de esqualeno o que contribui na renovação cutânea.
Sua composição em ácidos graxos insaturados, principalmente os ácidos linoleico com 42% e oleico com 29%, promove a reposição do manto lipídico,trazendo hidratação e regeneração da pele.