29 de jun. de 2011

Óleos Vegetais II : Licuri, Pracaxi, Patauá...

Continuando com os óleos vegetais, como colocado aqui, e suas maravilhosas composições que, além de proporcionar sabões diferenciados, são perfeitos para o uso cosmético em geral:

Óleo de Licuri:



Palmeiras Licuri-imagem google
Detalhe fruto Licuri - imagem google
 Nome científico: Syagrus coronata
O licuri ou ouricuri é uma palmeira tipicamente baiana que chega a alcançar 6 metros de altura.
De sua amêndoa é extraído o óleo rico em ácidos graxos e vitamínicos.O diferencial desse óleo está na sua composição  onde encontramos ácidos graxos de cadeias médias (ácidos caprílico,cáprico e láurico) proporcionando uma excelente penetração cutânea.


Óleo de Pracaxi:

detalhe Pracaxi - imagem google
 Nome científico: Pentaclethara macroloba (Wild ) Kuntze 
Extraído da polpa e sementes é um óleo com características cicatrizantes e curativas.
Excelente hidratante, bactericida e anti-séptico possuindo uma  alta concentração de ácido behénico( C:22), aproximadamente 19% . Previne e combate estrias,promovendo elasticidade e maciez a pele. Ideal para tratar problemas de pigmentação ( manchas) , infecção e marcas na pele. É também um excelente regenerador cutâneo.

sementes de Pracaxi - imagem google


Óleo de Patauá:

Palmeira Pataúa - imagem google

Nome científico: Jessenia bataua (Martius) Burret
O patauá é uma palmeira da espécie , encontrada nas bacias do rios Amazonas além de diversos lugares na America do Sul.
O fruto do patauá possui uma única semente, é redondo e de cor arroxeada, com um mesocarpo suculento e oleoso.
É da polpa deste fruto que é extraído o óleo de patauá, que apresenta propriedades químicas e físicas semelhantes às do óleo de oliva. Na cosmética é  indicado para tratamento capilar, especialmente queda de cabelo ( Balick,1988)


detalhe do fruto do Patauá - imagem google
A extração artesanal do óleo de patauá é semelhante ao do óleo de Pequi, ou seja:
1.aquecer os frutos,
2.despolpando os frutos,
3.polpa aquecida para extração do óleo,
4. separação do óleo através de resfriamento da massa previamente aquecida.

  Óleos Vegetais l : Buriti, Pequi, Ucuúba...

20 de jun. de 2011

Sabão de Jasmim - série especial

processo quente - produto QUASE VEGAN

Esse sabão foi elaborado desde o início de forma muito especial quando, junto com Carolina e Giovana, foram recolhidas as flores de uma linda e perfumadíssima trepadeira de jasmim (Jasminum officinallis).
O momento foi maravilhoso onde, entre risos e brincadeiras, colhemos uma boa quantidade de flores que nos deixou perfumadas pelo resto do dia.
Preparei um macerado oleoso com essas flores frescas e, com toda a paciência, deixei em repouso por 6 meses aproveitando esse tempo para também preparar um extrato glicólico de flores secas de jasmim e um mix de argilas aditivadas para incorporar no sabão sem interferir no suave aroma que naturalmente estaria presente no macerado oleoso quando pronto.
O procedimento do mix aditivado foi semelhante ao usado aqui  e, nesse sabão o "plus" de aditivos foi colocado como incrustações coloridas no formato de bolas.
O resultado me deixou muito feliz.


composição:
saponificação dos óleos de oliva,palmiste orgânico, rícino e ác.esteárico vegetal.
aditivos: macerado de flores de jasmim em óleo de milho,extrato de jasmim,vit.E,vit.C, leite de cabra e argilas aditivadas variadas.

flor do jasmim - imagem google



propriedades cosméticas do jasmim: possuindo em sua composição ácido salicílico ajuda na renovação celular.
É indicado como calmante, anti-séptico, emoliente, hidratante e rejuvenecedor.








Sobre como fazer a argila aditivada:
Sabão de arroz e calamina aditivada

7 de jun. de 2011

Extratos vegetais para uso cosmético - III

extratos vegetais base óleo

Ao preparar novos extratos tenho procurado reunir diversos vegetais com funções semelhantes buscando potencializar as propriedades dos ativos.
Pensando assim, faço macerados secos que reservo para usar tanto nas infusões/decocções quanto nos extratos utilizando diferentes solventes (glicerina,álcool, óleos,etc).

Macerado seco anti-celulítico: 
propriedades: melhorar a circulação sanguínea e linfática e a ativação da permeabilidade da pele através de ativos antioxidantes,antiinflamatórios,tônicos e com efeito emagrecedor ( indutor da lipólise), combatendo a celulite, cujo nome científico é lipodistrofia ginóide.

1 parte de pó de sementes de guaraná
1 parte de pó de sementes de noz de cola
1 parte de pó de marapuama
1 parte de pó de catuaba
1 parte de pó de pimenta malagueta ou outra da familia Capsicum
1 parte de pó de uva ( sementes e cascas)
1 parte de pó de centella
1 parte pó de gengibre

Modo de fazer: misturar todas os ingredientes e macerar com o pilão para homogeneizar.
Guardar em pote esterilizado e bem fechado em locar seco.

exemplo de uso:
Extrato vegetal anti-celulite 1:8 
10g do macerado anti-celulite 
20g de água destilada
50g de glicerina bi-destilada
10g de álcool de cereais
Deixar macerar por 12h na mistura de água destilada + álcool, depois acrescentar a glicerina.
Mexer 2x ao dia durante 30 dias.Coar e guardar em vidro escuro.

Extrato vegetal anti-celulite base óleo:
10g de macerado anti-celulite
álcool de cereais
40g de óleo de semente de uva ( fácil absorção pela pele)
20g de óleo de andiroba ( propriedades aqui)
20 g de óleo de copaíba ( propriedades aqui)
É interessante iniciar com uma  mistura de álcool + macerado seco para extrair os ativos que são solúveis em água/álcool, como a cafeína para só depois acrescentar os óleos.
 Misturar os ingredientes,deixar em repouso por alguma horas e completar com a mesma proporção de óleos caso o macerado  seco tenha absorvido os óleos já colocados.
É importante que os óleos cubram completamente a mistura, deixando uns dois dedos de sobra.
Mexer 2x ao dia por 30 dias ou colocar em banho-maria, fogo baixo por 3h, tendo o cuidado de não deixar passar de 45.C. Depois coar em coador de pano esterilizado ( processo bem demorado) e guardar em vidro escuro.

A melhor maneira de escolher a gordura certa para um determinado extrato é ter como base a  composição dessa gordura que irá potencializar os ativos dos vegetais escolhidos, aumentando os efeitos pretendidos para o produto cosmético que será elaborado.
Como exemplo:
Para um cosmético com qualidades antioxidantes escolher, dentre as diversas gorduras vegetais disponíveis, uma gordura que apresente alto índice de agentes antioxidantes como óleo de Buriti (alto teor de carotenoides,altos teores de tocoferóis, compostos com atividade antioxidante e vitamínica, devido a presença de vitamina E) , óleo de pepitas de girassol prensado à frio ( rico em Ômega 6 e 9),óleo de macadâmia ( rico em Ômega 7 e 9),etc.

propriedades cosméticas dos ativos escolhidos:
a maioria dos vegetais abaixo possuem efeito tônico, aumentando a circulação e possuindo ação estimulante podendo levar a agitação, batimentos acelerados do coração, aumento da pressão,etc por esses e outros motivos devemos ter precaução quanto ao uso desses ativos respeitando o percentual de 5 a 10% no máximo, conforme indicações farmacognósticas.

sementes de guaraná (Paullinia cupana Kunth) e noz de cola (Cola acuminata (P. Beauv.) Schott & Endl.) -através do alto teor de cafeína, possuem efeito tônico e  promovem a lipólise e a renovação célula estimulando, descongestionando e removendo as toxinas.

marapuama ( Ptychopetalum uncinatum) e catuaba (Trichillia catigua) - ativadores da microcirculação promovem a drenagem linfática e a queima da gordura localizada segundo estudos realizados na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da USP.

pimenta malagueta ( Capsicum sp)- através da capsaicina (alcalóide das pimentas do gênero Capsicu),com características antiinflamatórias, tônicas,antioxidantes e estimuladoras da microcirculação 

uva (Vitis vinifera L.)- As sementes e a casca da fruta , através do resveratrol ( polifenol) possui elevado efeito tônico,antioxidante,antiinflamatório promovendo a restauração da pele

centella (Centella asiatica (L.) Urban) -com propriedade regeneradora, desintoxicante, tônica e antiinflamatória ativa a micro circulação ajudando na oxigenação dos tecidos.

gengibre (zingiber officinalis) -antiinflamatório, ajuda na queima de gorduras localizadas 

é interessante lembrar que para um combate eficaz contra esse mal estético tão comum nas mulheres devemos associar uma dieta moderada de gorduras e carboidratos e rica em proteínas, beber muita água além de fazer exercícios regularmente. 

Editado para complementar informações sobre o extrato base óleo.

fonte sobre marapuama e catuaba:
http://www.usp.br/agen/repgs/2005/pags/279.htm



Postagens relacionadas:
Extratos vegetais para uso cosmético - II

3 de jun. de 2011

Horóscopo das árvores

Coloco para vocês um horóscopo que através das árvores, descreve a essência de todos nós.
Existem várias versões desse mesmo horóscopo na web mas, essa, um das mais simples, curiosamente "encaixou" com a maioria das pessoas que conheço.

O Horóscopo Druída surgiu na Idade Média, na região da Gália e na Irlanda. Ele foi criado pelos sacerdotes celtas. 
Os druidas se dedicavam ao estudo da magia, de propriedades curativas das plantas e dos corpos celestes.
Eles acreditavam que as árvores eram um perfeito símbolo de ligação entre o céu e a terra, pois suas raízes desaparecem dentro do solo e seus galhos se elevam ao céu, sendo consideradas a essência da vida e também um recurso para prever o futuro e descobrir o destino de uma pessoa.
O Horóscopo foi elaborado a partir da observação dos druidas das diferentes espécies vegetais que existiam na floresta. Cada tipo de árvore é associada às características das pessoas. Ao longo dos séculos, esse oráculo foi estudado por esotéricos de outras culturas e locais, que os adaptaram para as suas variedades vegetais.



CARVALHO (Quercus ithaburensis) – 21 de março a 20 de abril

carvalho - imagem google
Na simbologia o carvalho é uma árvore sagrada para todos os celtas e representa a força vital divina. Está associada aos druidas que utilizavam sua casca e folhas para suas poções. O Carvalho representa o “eixo do mundo” para os celtas e para os gregos. Está ligado também à mitologia persa e à indiana e sua seiva foi usada como base de remédio contra a lepra na Índia. 
Pessoa nascida sob sua influência:
Forte e inteligente, o Carvalho tem muita energia para concretizar seus projetos. Porém, pode destruir tudo o que foi realizado se ceder a impulsos momentâneos e tomar decisões sem pensar. Tem uma beleza que chama a atenção dos outros, mas precisa tomar cuidado: tem tendência para engordar depois dos 40 anos. Muito observadora, essa “árvore” costuma enxergar longe e não se engana com facilidade. Tem os pés bem firmes no chão. Quando se trata de relacionamentos amorosos, no entanto, o Carvalho é bastante instável. Só com tempo e maturidade abandona seu lado volúvel.


PAINEIRA (Ceiba speciosa)– 21 de abril a 20 de maio

Paineira - imagem google
A paineira representa fartura e prosperidade. Na mitologia grega, está associada às façanhas dos gêmeos Castor e Pólux, que libertaram a irmã Helena, cujo rapto provocou a famosa Guerra de Troia.
Pessoa nascida sob sua influência:
De beleza física estonteante, a paineira precisa tomar cuidado para não deixar o orgulho exagerado torná-la feia diante dos olhos das pessoas. Contraditória, essa generosa e meiga árvore é ao mesmo tempo egoísta: usa a cabeça e as ideias dos outros sem pudor. A incerteza de seus sentimentos revela o caráter duplo de sua personalidade, alegre e triste, espirituosa e mal-humorada, carinhosa e rude, assim é a paineira. Também no amor tem atitudes ambíguas: extremamente ciumenta num dia, pode ser indiferente no outro. A paineira precisa olhar mais para si mesma para conquistar a felicidade.


IPÊ (Tabebuia chrysotricha)– 21 de maio a 20 de junho

Ipê - imagem google
 O ipê está ligado ao mito grego das estações do ano, que existem porque Perséfone, deusa da fecundidade, fica seis meses (primavera/verão) na superfície da Terra e seis (outono/inverno) no seu interior.
A pessoa nascida sob sua influência tem um charme irresistível, é determinada, mas muitas vezes se precipita para tentar livrar-se logo de um problema ou conseguir rapidamente o que quer. Solidão não é com o Ipê, que precisa estar sempre acompanhado, pois o Ipê sabe argumentar como ninguém e está sempre soltando a imaginação. A criatividade é um de seus pontos fortes também, adora ser dono de novas ideias, porém em geral, elabora projetos impossíveis de serem colocados em prática. Muito fechado para o amor, o Ipê tem de vencer a timidez para conseguir sucesso em suas conquistas e ser feliz em seus romances.

ROMÃZEIRA( Punica granatum) –21 de junho a 21 de julho

Ramãzeira - imagem google
Pode-se dizer que o mundo nasceu de uma Romãzeira, símbolo da fecundidade. Seu fruto, a romã (que serve como adstringente entre outras mil coisas), representa o ovário e suas sementes vermelhas, os óvulos prontos para serem fecundados; simboliza a união fraterna e a família feliz; colocá-las abertas nas janelas de uma casa no dia primeiro de janeiro, servirá para afastar todo o mal durante aquele ano.
Pessoa nascida sob sua influência:
Misteriosa e romântica, a Romãzeira é muito ligada ao passado. Considera importante a tradição e a hierarquia familiar e é bastante sincera e leal. Um tanto frágil, precisa de garra para vencer o medo e enfrentar a vida. Essa árvore tem grande tendência à baixa vitalidade, por isso precisa se cuidar e alimentar-se bem. Nos relacionamentos amorosos, a Romãzeira costuma ter atitudes maternais, gosta de proteger, dar sustentação ao outro, mas, está sempre insatisfeita com o companheiro, apesar de dizer que vive para amar e ser amada. Se achar que a rotina tomou conta do namoro, ela sempre se culpa.


COQUEIRO (Cocos nucifera L.) – 22 de julho a 22 de agosto

Coqueiro - imagem google
 Os druídas associavam o Coqueiro à força de kundalini, “fio” que une o homem ao planeta, através da gravidade. Nas emanações de cura, os druídas projetam kundalini e fohat, energia extraída do Céu.
Pessoa nascida sob sua influência: Nada assusta o corajoso e sedutor Coqueiro. De apurado senso prático, essa árvore faz o máximo que pode para conseguir o que quer. Quando fracassa, porém, não pensa duas vezes, coloca a culpa nos outros porque jamais admite o próprio erro. Alegre e bem humorado, o Coqueiro costuma atrair as pessoas com sua imponência, mas pode afastá-las logo em seguida se não deixar de lado a artificialidade e a arrogância que lhe são comuns. Vive o amor da maneira mais intensa, investe tudo o que pode para conquistar a pessoa amada e a recompensa, se for correspondido, dá tudo de si para conservar a harmonia do relacionamento.


SALGUEIRO(Salix babylonica)– 23 de agosto a 22 de setembro

Salgueiro - imagem google

 O Salgueiro está ligado à energia lunar, fohat. Seu visual triste, de galhos caídos, remete à tristeza de Isolda com a partida do amado, Tristão. A história do casal virou verso, prosa e até ópera.
Pessoa nascida sob sua influência:
Belo, o Salgueiro sonha em salvar a humanidade. Tem mania de querer resolver todos os problemas do mundo e vive opinando sobre assuntos diversos. Adora a natureza e tem o poder de ler os pensamentos alheios. É sociável e extrovertido, por isso faz novas amizades com facilidade. Bastante ambiciosa, essa árvore tem uma capacidade de memorização invejável, lembra tudo e exatamente como aconteceu. Tem aptidão para qualquer tipo de arte, pois é muito imaginativo e criativo. Vive intensamente todas as situações amorosas, está sempre apaixonado, mas não gosta de assumir compromissos sérios.

 CANELEIRA(Cinnamomum zeylanicum Breyn) – 23 de setembro a 22 de outubro

Caneleira - imagem google
  A casca da Caneleira, especiaria originária do oriente, é medicinalmente usada como fortificante na China, onde é considerada o alimento dos imortais. É também símbolo de nobreza e de honra.
Pessoa nascida sob sua influência:
A Caneleira é a árvore mais bonita desse horóscopo. Provocante, chega a ter uma preocupação excessiva com a aparência. Faz de tudo para conquistar a admiração das pessoas, principalmente de quem ama, com sua sensualidade, que, por ser produzida, passa por artificial. Bastante sociável, a Caneleira tem facilidade para fazer amizades com pessoas de todos os tipos. É amiga fiel, mas precisa ser sempre correspondida à altura de sua dedicação, caso contrário vira uma fera, age com rancor e arma vinganças. Tem a mesma atitude com a pessoa amada, que precisa se desdobrar em carinho.


MANACÁ (Tibouchina mutabilis) – 23 de outubro a 21 de novembro

Manacá - imagem google
 O Manacá representa toda a humanidade e o lado simples da natureza, como o canto dos pássaros e o murmúrio das águas dos rios. Está ligado também ao paraíso bíblico, ou ao mito de Adão e Eva. 
Pessoa nascida sob sua influência: 
Modelo de sensualidade, o Manacá irradia charme e simpatia, quem o conhece percebe logo que sua beleza não é só externa, ele é bonito também por dentro. Tem sempre coisas bonitas para falar, mas gosta mesmo de usar o recurso da linguagem abstrata, isto é, de enviar mensagens através do olhar. O Manacá movimenta-se com ritmo e harmonia e ao mesmo tempo de maneira prepotente. Ser justiceiro é uma de suas virtudes. Sempre forte e sadio, sabe enfrentar bem os problemas e lidar com as decepções, apesar de magoar-se facilmente. No amor, exige fidelidade do parceiro e que a relação seja calma e segura.

SERINGUEIRA (Hevea brasiliensis) –22 de novembro a 21 de dezembro

Plantação Seringueiras - imagem google
 Os deuses gregos ajoelhavam diante da linda Seringueira, árvore que os druidas diziam ser originária do Sol. Sua representante é Hipólita, rainha das Amazonas, mulheres guerreiras da mitologia grega. 
Pessoa nascida sob sua influência: 
A Seringueira tem vida longa e está sempre aprofundando seus conhecimentos, é bonita e bastante frágil, se assusta por qualquer motivo. Cheia de virtudes, essa árvore não sabe colocar para fora seus sentimentos positivos. Por esse motivo, muitas vezes afasta a possibilidade de novas amizades, isso porque as pessoas costumam considerá-la antipática. Não é fácil para ela se envolver afetivamente, com medo de sofrer, ela espera sentir total confiança no relacionamento, para só aí corresponder ao afeto do parceiro. Quando isso acontece, quer dizer, se ela se apaixona, faz o outro muito feliz.

CEDRO (Cedrela fissilis)– 22 de dezembro a 20 de janeiro
Cedro - imagem google
 O cedro é a árvore símbolo do Líbano e do Marrocos. Possui uma madeira útil e aromática. O Cedro está ligado a Agarta e Shambala, cidades subterrâneas do centro da Terra, segundo a teosofia e aos cavaleiros do templo, ordem extinta por Felipe IV, rei da França, que queria os tesouros das cidades.
Pessoa nascida sob sua influência: 
Dotado de um potencial super energético, o Cedro supera os mais graves problemas. Enfrenta situações difíceis e sai inteiro. Quase nunca fica doente e quando fica, se recupera depressa. Inteligente e astuto, é também egocêntrico, gosta de luxo e odeia ser contrariado. O Cedro é o signo mais forte do horóscopo das árvores. É também muito teimoso e persistente, luta até o fim para conseguir o que quer, tanto quando se trata de questões financeiras como afetivas e neste último caso, põe logo em ação sua praticidade se o relacionamento não anda bem, não gosta de se iludir e rompe se não se sentir seguro.

QUARESMEIRA (Tibouchina granulosa)– 21 de janeiro a 19 de fevereiro
Quaresmeira em flor - imagem google
É uma árvore de pequeno a médio porte, de grande beleza quando apresenta suas flores roxas e, por isso, muito utilizada em paisagismo urbano. A variação (Tibouchina mutabilis) tem flores rosas misturadas com as roxas.

A quaresmeira simboliza a força do amor que deu vida eterna ao casal Eros e Psique. Contam que foi num bosque de quaresmeiras que a Bela Adormecida ficou até acordar com um beijo do Príncipe Encantado...
Pessoa nascida sob sua influência: 
A quaresmeira tem facilidade para transmitir suas qualidades positivas, é cheia de charme, encanta por sua simpatia, mas como é muito vaidosa pode ser vista como arrogante pelas pessoas que não a conhecem bem. Bastante intuitiva, tenta impor suas opiniões, no entanto, apesar de ser meio mandona, ela costuma ser a chave da harmonia no ambiente familiar, e muito contribui para isso, sua sempre presente cordialidade e seu bom humor de todo dia. Essa árvore se desdobra em carinho e atenção para a pessoa amada, mas nunca antes de ter absoluta certeza de que o outro está apaixonado.


AMOREIRA ( Morus L.)– 20 de fevereiro a 20 de março

Amoreira - imagem google
 A Amoreira é considerada a árvore da vida. Os chineses acreditavam que a vara dessa árvore, usada como flecha, eliminava más influências, daí sua fama de protetora dos males do tempo e do espaço. O fruto da amoreira é a amora. 
Pessoa nascida sob sua influência: 
Como o Salgueiro, a Amoreira sonha em resolver todos os problemas do mundo. Mas está sempre fazendo projetos impossíveis de serem concretizados. É o signo mais frágil desse horóscopo. Dependente, a Amoreira precisa de muito amor, ternura e proteção até conseguir a força interior necessária para resolver sozinha seus problemas. Tem boa capacidade de crítica e de análise das situações complicadas que surgem em sua vida, mas em geral fica sem saber como agir. Precisa enfrentar a vida com mais coragem, pois tem tendência a usar bebidas e drogas como estimulantes quando fracassa.


Fonte:

1 de jun. de 2011

Sabão de Aveia e Erva-Doce

processo quente - produto QUASE VEGAN


Um sabão elaborado com ingredientes comuns,feito em um dia comum buscando  simplesmente fazer sabão, uma das minhas paixões.

Com propriedades hidratantes , tonificantes e regenerantes características dos ativos encontrados na aveia,erva-doce, macerado de alecrim e erva-doce em óleo de oliva e nas argilas branca e amarela.

composição:
saponificação dos óleos de soja,babaçu,rícino, manteiga de leite de vaca e cera de abelhas.
aditivos:
infusão de erva-doce, cascas de laranja e cravos em leite de aveia, extrato de aveia,macerado de erva-doce e alecrim em óleo de oliva,argila branca, vit.E, vit.C. Aromatizado com licor cosmético de erva-doce e decorado com argila amarela.

 


propriedades da erva-doce (Pimpinella anisium) nos cosméticos:

sementes de erva-doce - imagem google




Além das suas qualidades aromáticas a erva-doce possui propriedades anti-rugas,anti-sépticas e 
antioxidantes.





propriedades cosméticas da  argila branca ( caulim) : é rica em silício e indicada para peles sensíveis e desidratadas. Possui ação clareadora, promovendo a eliminação de manchas nas peles mais delicadas.Possui efeito revitalizador. 

propriedades cosméticas da argila amarela: é rica em dióxido de silício e indicada para combater o envelhecimento cutâneo.
Tem ação hidratante, purificante, adstringente e remineralizante e reduz as inflamações. Ajuda na melhora de elasticidade da pele atuando na flacidez cutânea.