3 de ago. de 2011

Espumante


sabão espumante - Produto VEGAN


Buscando fazer um sabão com efeito "Espumante" para uso principalmente como sabão de barbear, estudei uma receita, sem usar KOH ( potassa cáustica) que, junto com o método de execução, permitisse um sabão com a consistência de espuma pronta para o uso.

A receita é normal , feita com NaOH ( soda cáustica) e com um mix de óleos que permitiu um valor de dureza baixo, mantendo os valores da espuma e persistência altos e a limpeza e o condicionamento equilibrados.
Foi elaborado em três etapas, numa sucessão de dias que resultou, além do efeito "Espumante", também na fixação de um agradável aroma, fatores que  considero perfeitos para usar como sabão de rosto ou de barbear.
Busquei acrescentar ativos emolientes e umectantes e também que ajudassem na recuperação da pele, tendo aloe vera e abacate como principais agentes.
O responsável pela cor predominante foi a resina de colofônia que possui um linda tonalidade amarelo-âmbar depois de saponificada.

composição:
saponificação dos óleos de palma e palmiste orgânicos,oliva, babaçú,girassol, manteiga de cacau,resina de colofônia e ácido esteárico.
ativos: macerado de polpa de abacate em óleo de oliva,vit.E, vit.C, extrato seco de aloe vera,extrato glicólico de laranja , manjericão e mangostim,tintura de benjoim,argila branca,glicose de milho, óleos essenciais de laranja doce, limão siciliano, cedro e patchouli.

Modo de fazer:
1ºdia :
Preparar o sabão pelo processo quente normalmente, bater bem com batedeira sem colocar os aditivos e após completar a saponificação,deixando a massa homogênea e cremosa. Repousar até o dia seguinte.

detalhe primeiro dia


2ºdia:
Refundir a massa do sabão acrescentando a pasta de polpa de abacate com o óleo de oliva e parte dos óleos essenciais e do extrato glicólico. Bater delicadamente com mix de mão até esfriar,deixar repousar até o dia seguinte.

sabão espumante - segundo dia

3ºdia:
Refundir a massa novamente, em temperatura bem baixa, acrescentando o extrato de aloe vera e a argila diluídos em água destilada . Colocar lentamente essa mistura que deve estar bem rala, depois adicionar o restante dos óleos essenciais e o extrato glicólico.
Bater, com mix de mão, suavemente até esfriar evitando a formação de grandes bolhas de sabão.

Reparar na consistência, se já estiver com a massa toda aerada e uniforme , como um  mousse, está pronto mas, se estiver ainda com aparência compacta ( sem estar aerado), voltar ao calor moderado, colocando mais água destilada quente (como um fio) batendo sempre com mix manual , novamente até esfriar.


sabão espumante pronto e sendo usado



Como, para mim, o resultado foi novo -  um sabão espumante muito leve e cremoso, fiquei testando por uma semana para saber se iria acontecer uma possível separação ou algum outro tipo de alteração na consistência ( ficar endurecido ou desfazer o efeito espumante) então, coloco fotos do sabão em pleno uso, inclusive tendo sido testado pelos meninos aqui de casa.
A espuma facilita o uso, proporcionando um barbear fácil e suave, não sendo necessário pincel de barba.
Aprovado 100% !

8 comentários:

Texia disse...

Maravillosa la espuma me gusto mucho!!!
Besos

flor da pele disse...

Obrigada Texia por sua visita e comentário.
A espuma realmente é muito suave e deixa a pele super macia.Tenho usado como sabão de rosto. :)
Besos.

Lissy disse...

Hola Sonia !!!
q jabón de espuma + interesante :D y los ingredientes son muy buenos para la piel. me encantan.
un besito
saludos de Lissy

miscellanea disse...

Die Rasierseife ist ja schon von der Art der Herstellung der pure Luxus. Die ist sicher sehr pflegend.
Viele Grüße
Petra

flor da pele disse...

Lissy,
Obrigada pela carinhosa visita.
Besos.

Petra,
Vielen Dank für Ihren Besuch und Kommentar.
Umarmungen aus Brasilien.

flor da pele disse...

Olá Bella,
Obrigada pela visita.
Já estive no seu blog e tenho certeza que através de suas receitas culinárias muitas coisas gostosas poderei fazer.Já sou sua seguidora!
Besos.

Jabón y agua disse...

Ha sido todo un experimento que tiene una pinta maravillosa, me gusta el aspecto que tiene el jabón.
Besos

Kátia Metello disse...

O maridão aqui tá me pedindo um desse!
:o)))
Deve ser maravilhoso!

Postar um comentário