22 de dez. de 2010

Lembranças de 2010 e um SUPER Feliz 2011!!!!!

Trabalhar tendo a natureza como aliada, para mim, é algo especial,surpreendente e mágico.
Passei esse ano, que está quase acabando, envolvida em muitos estudos, pesquisas e realizações.
Tudo está sendo muito gratificante e estou muito feliz em mostrar pedacinhos de alguns desses encantos conquistados em 2010.




São macerações,sinergias,absolutos e até concretos projetos de amor que espero continuar em 2011, onde  novas idéias já estão plantadas e novos projetos já foram iniciados.
Deixo mil beijos a todos que além de usarem meus produtos participaram com informações, incentivos e principalmente com amizade.
Feliz Natal , Feliz Navidad , Bon Nadal , Merry Christmas, Fröhliche Weihnachten ,Buon Natale ,Joyeux Noel !!!

Sonia Peña.

PS: Agora vou fazer o que já devia estar pronto....biscoitos e panetone para o Natal !

19 de dez. de 2010

Extratos vegetais para uso cosmético - II



Continuando minhas pesquisas sobre extratos vegetais e os diferentes solventes utilizados para a extração dos ativos, encontrei informações que estão me ajudando muito  a elaborar meus produtos.
O processo geral de obtenção de um extrato vegetal, envolve trituração da planta no solvente escolhido, agitação, maceração e por fim a filtração do líquido.
Através da maceração, que é  um dos  procedimento de extração dos princípios ativos contidos nas plantas, podemos escolher os solventes conforme nossos interesses e indicações.
Na maceração podem-se empregar diversos tipos de solventes líquidos, dependendo do objetivo. Podemos ter macerações por meio aquoso, hidroalcoólico e oleoso.
É importante destacar que na extração por maceração é nesessário observar as concentrações a serem feitas.
A concentração é determinada pela quantidade de planta e do líquido extrator.

Fatores que influenciam a extração:
.temperatura
.agitação
.granulometria da matéria prima vegetal
.pH
.tempo de extração
.solvente ( eficiência = polaridade do solvente <---> polaridade dos ativos que se quer extrair)


Preparo do vegetal:
O tipo de preparo do vegetal está diretamente relacionado com a sua estrutura.
Se tivermos caules e raízes o solvente terá maior dificuldade para agir e por esse motivo devemos cortar em pedaços bem pequenos.
Em se tratando de folhas e flores, que apresentam uma estrutura mais delicada, podemos simplesmente "rasgar" ou picar em pedaços regulares.


Polaridade do solvente:
Esse detalhe é importantíssimo para conseguirmos um bom resultado ao tentarmos extrair ativos de vegetais.
É necessário descobrirmos o grau de polaridade do solvente ou da mistura de solventes que mais se aproxima da polaridade da substância que se quer extrair.
Continuando com minhas pesquisas reparei que é costume, em análises fitoquímicas o uso de diversas extrações com variados tipos de solventes, com polaridade crescente, conseguindo-se assim extrair a maior quantidade possível de ativos do vegetal em estudo.

Exemplos de solventes em ordem crescente de polaridade com alguns dos tipos de substâncais extraídas:
hexano - lipídios,ceras,pigmentos.
tolueno,clorofórmio - bases livres de alcalóides,óleos voláteis
acetato de etila-flavanóides
álcool(etanol,glicerina,propilenoglicol) - heterosídeos em geral, resinas,glicosídeos
misturas hidroalcoólicas,água - saponinas,taninos,mucilagos,aminoácidos


Como exemplo temos  o solvente água que é um extrator para substâncias hidrófilas ( que absorvem bem a água ) como os aminoácidos, açúcares, alcalóides, saponinas, flavonóides e mucilagens.
A água promove por hidrólise a degradação e a decomposição das substâncias ou dos princípios ativos,
mas ela não atua como um estabilizante ou conservante, podendo facilmente acontecer uma contaminação microbiana.
A água pode ser empregada nas alcoolaturas ou nas tinturas mãe. Sempre precisamos lembrar que mesmo assim, a água promove a hidrólise, ou seja, a quebra de substâncias e assim promovemos a degradação do fitoterápico e perde-se a ação terapêutica daquela planta, se deixada em contato prolongado com o bagaço.

fontes:
http://www.uov.com.br/biblioteca/98/os_ ... inais.html
http://www.abifisa.org.br/saibamais_conceitos.asp
texto de Gilson Giombele - Faculdade de Farmácia - UNIPAC

15 de dez. de 2010

Sabão de arroz integral com sakê

processo quente ( hot process)- produto vegan

Elaborado com creme de arroz integral,temperado com canela e vanilla, sakê , calamina, extrato de romã,vitE e vit C como aditivos e como base os óleos de oliva, palma orgânico,palmiste orgânico, arroz,milho e manteiga de karité.

Propriedades cosméticas de alguns dos ativos encontrados nesse sabão:
Como já foi dito em outro tópico, o arroz integral conserva o germe e a parte externa do grão, sendo rico em nutrientes contendo proteínas e sais minerais (fósforo, ferro e cálcio) ,vitaminas do complexo B e gorduras poliinsaturadas. Excelente agente desintoxicante, graças à presença de um composto bioquímico semelhante à albumina do ovo.Possui também características hidratantes, emolientes ,reestruturantes e antioxidantes que ajudam a melhorar o aspecto da pele, prevenindo o envelhecimento cutâneo.

O leite, de arroz integral possui propriedades adstringentes e ajuda a combater o ressecamento da pele, melhorando sua flexibilidade sendo complementado pelo alto teor de amido proveniente do grão ou miolo.

O arroz é uma importante fonte de vitaminas B1 (tiamina), B2 (riboflavina) e niacina. As mais abundantes são a niacina e a tiamina que ficam na parte externa do grão.

O óleo do farelo de arroz possui uma composição similar aos óleos naturais da pele e portanto facilmente absorvido. Com alto indice de lipídios insaponificáveis e também um poderoso antioxidante – Gama Orizanol – que associado a vit.E torna esse óleo especial para formulações cosméticas. Embora os percentuais tanto das gorduras quanto do Gama Orizanol sofram perdas no processamento em virtude do tipo de extração e refino do óleo.

Sakê:
O ácido kógico, isolado de algumas espécies de Aspergillus, Penicillium e Acetobacter está presente no vinho japonês sakê.
Obtido a partir da fermentação do arroz,é utilizado na área cosmética,como agente clareador da pele.

Calamina rosada:
É uma mistura de óxido de zinco, óxido férrico amarelo e óxido férrico vermelho, com propriedade adstringente e protetora tópica.Possui ação anti-séptica, antipruriginosa e cicatrizante da pele.

fontes: http://www.cnpaf.embrapa.br/parperfeito/arroz/composicao.htm
artigo “Arroz na cosmética” - Estela Martin
http://www.esteticanaweb.com.br/
http://www.adegadesake.com/PREPARO%20SAKE.htm

9 de dez. de 2010

Sabão Águas Profundas

Processo quente( hot process) - produto quase vegan

Esse sabão, por possuir uma alta concentração de quatro tipos de algas marinhas e também de ativos como a centella asiática e a argila, é um poderoso aliado no combate a celulite e flacidez da pele, age também contra a oleosidade, ativa a micro circulação, possui características emolientes e suavizantes sendo um excelente estimulante cutâneo mas sempre lembrando que para um efetivo combate à celulite e flacidez é necessário ingerirmos bastante água ,termos um alimentação bem natural e fazermos exercícios físicos regulares.

Propriedades de alguns dos ativos usados no sabão:

Alga Kombu (saccharina japonica) -de cor escura é mais larga e mais espessa que as outras algas, rica em vitaminas e minerais essenciais como cálcio, ferro, iodo, vitamina A, B1, B2, C, B6, niacina e numerosos traços minerais.
Estimula o sistema linfático
Alga Wakame (undaria pinnatifida) -alga marrom, fina e alongada é rica em proteínas, cálcio, ferro, manganês e outros traços minerais
Alga Nori ( porphira umbilicalis)- de cor entre o verde vivo e o roxo e de folhas finas é rica em proteína, cálcio, ferro, vitamina A, B e C.Elimina toxinas e activa a circulação sanguínea, ntrindo a pele e mucosas.
Alga Spirulina - é uma microalga azul-esverdeada, que apresenta cerca de 70% de proteínas contendo 8 aminoácidos essenciais. É 58 vezes mais rica em ferro que o espinafre, e oferece ainda vitaminas do complexo B
Centella ( Centella asiática L.) -vegetal que cresce em solo úmido e que possui caracterísitcas antioxidantes, antinflamatórias,ativando a circulação periférica e estimula a fabricação de colágeno.

Receita ( 1Kg de sabão) processo quente:
o.oliva- 283g
o.babaçu-134g
o.soja-57g
o.amendoim-23g
manteiga de cacau-128g
manteiga de cupuaçu-23g
cera de abelhas-6g
NaOH-86g
água-260g
SE - 8%
concentração - 25%
Aditivos: ( os percentuais são calculados sobre o peso total dos óleos da receita)
pasta de algas(wakame,kombu e nori) - 140g  ( descontar do peso da água da receita)
espirulina em pó(conteúdo de 9 cápsulas)
centella asiática (conteúdo de 8 cápsulas)
SE -o. de oliva- 30g
       manteiga de cupuaçu - 23g
argila branca 4%
vit.E 2%
vit.C 2%
extrato de alecrim + toronja 5%
tintura de benjoim, o.e de cipreste ,o.e alecrim diluídos em o. copaíba  1%


Pasta de algas:
Kombu - 80g
Nori – 12g
Wakame – 36g
Picar as algas e cobrir com água destilada, acrescentar suco de limão tahiti e siciliano,deixando de molho por 10 min.Depois cozinhar em banho-maria por 1h.Depois triturar até formar uma pasta.
Separar 140g para usar na receita, depois de frio adicionar a spirulina e a centella, mexendo bem para homogeneizar.

Potencializando os efeitos do sabão "Águas Profundas":
No corpo - procure usar o sabão fazendo massagens nos braços, abdômen,pernas e glúteos com o auxilio de uma luva de crina, fazendo movimentos em círculos (abdômen) e nos demais locais, sempre no sentido de baixo para cima e de fora para dentro, respeitando o fluxo da rede linfática , deixe agir por 3 a 5 min, só depois enxágue.
No rosto - lave o rosto normalmente, deixando 1 min de pausa, enxaguando em seguida.


fontes:
dieta anticelulite:
http://boaforma.abril.com.br/dieta/dietas-da-beleza/dieta-anticelulite-488200.shtml
exercícios físicos e benefícios da drenagem linfática:
http://cristinalucio.sites.uol.com.br/02_arqpessoal_drenagem.htm
algas:
Instituto Macrobiótico de Portugal
As verduras do Oceano, Algas do Atlântico, Clemente Fernández Sáa

8 de dez. de 2010

Prêmio Especial de Natal

O Blog recebeu mais um prêmio Especial de Natal



Agradeço o carinho e a consideração de Lola e Texia que generosamente me ofereceram esse prêmio especial para a época do Natal.

Abaixo os links para seus maravilhosos blogs:

http://jabontura.blogspot.com/ - Lola

http://sanganatural.blogspot.com/  -  Texia

Coloco a lista dos sete blogs que escolhi para oferecer esse anjo, dando continuidade ao prêmio:


http://rekochile.blogspot.com/
http://lunanuevajabonesymas.blogspot.com/
http://sanganatural.blogspot.com/
http://lajaboneriadeana.blogspot.com/
http://jabonesnone.blogspot.com/
http://jabonyagua.blogspot.com/
http://jabonesnaturalesdemayte.blogspot.com/