25 de jun. de 2010

Sabão de alface e tanchagem

processo  frio ( cold process) - "VEGAN"




Sabão com características especiais, indicado para peles normais/oleosas, que também são sensíveis e delicadas.

composição:
saponificação dos óleos de oliva extra virgem,palmiste,amendoim,jojoba,rícino e amêndoas além das manteiga de cacau e cupuaçu.
aditivos:
infusão e extrato glicólico de folhas de alface e tanchagem,argila branca ( caulim),Vit.E, óleo de copaíba,tintura de benjoim,extrato glicólico de toronja,óleos essenciais de cedro,laranja doce e sálvia.
• alface (Lactuca sativa): clareia, suavisa e descongestiona as peles sensíveis .Contém Vit.A e Vit.C.
• tanchagem (Plantago major L.) : propriedades bálsamicas, desinfetantes e cicatrizantes por ser um vegetal rico em taninos.Possui também propriedades emolientes por conter mucílagos.
• argila branca ( caulim) : é rica em silício e indicada para peles sensíveis e desidratadas. Possui ação clareadora, promovendo a eliminação de manchas nas peles mais delicadas.Possui efeito revitalizador.
• vitamina E: antioxidante natural impede a oxidação dos ácidos graxos insaturados existentes nas composições dos óleos vegetais.Possui efeito anti-inflamatório além de ser hidratante e umectante.
• óleo ou bálsamo de copaíba (Copaifera sp.): possui propriedades cicatrizantes, tônicas, anti-inflamatórias,bactericidas,fungicidas entre outras e é utilizado também como fixador de aromas. Nota perfumística: base.
• toronja ou grapefruit ou pomelo(citus paradisi): possui propriedades anti-sépticas e bactericidas, tônicas e adstringente. Nota perfumística: saída.
• benjoim(styrax tonkinensis): rico em taninos,atua como adstringente,suavizante e cicatrizante além de auxiliar a fixar aromas. Nota perfumística: base.
• óleo essencial de cedro(cedrus atlantica):fixador de aromas,anti-séptico,anti-seborréico ajudando a combater a acne,caspa e queda de cabelos. Nota perfumística: base.
• óleo essencial de laranja-doce(citrus/cinenses):hidratante e rejuvenecedor da pele. Nota perfumística: saída.
• óleo essencial de sálvia (sálvia officinalis): ação cicatrizante, bactericida,anti-séptica, anti-inflamatória tônica. Nota perfumística: meio.

fonte óleos essenciais: Aromacologia - Uma ciência de muitos cheiros . Autor: Sonia Corazza.

20 de jun. de 2010

Sabão para lavar roupas "especial"


processo  frio ( cold process)



Essa receita é uma segunda edição do meu sabão para lavar roupas, procurei um maior equilibrio na utilização dos óleos para obter além da limpeza adequada,espuma e condicionamento( evitando a necessidade de usar amaciante para roupas).

A roupa fica macia e com o cheiro delicioso de “roupa limpa”.

Fórmula para 1,2 Kg
.óleo de soja - 170g
.manteiga de vaca - 170g
.estearina - 10g
.gordura vegetal - 181g
.óleo de babaçu - 191g
.sal-21g
.açucar-78g
.NaOH ( soda cáustica) - 106g
.água destilada ou deionizada para diluir a soda cáustica-150g
.infusão concentrada de ervas* - 150g
SE de 1%
*ervas usadas na infusão: folhas de eucalipto,alecrim fresco,tomilho fresco,capim limão,erva doce,cascas de laranja e pedaços de canela.

Tempo de cura – 4 semanas com ervas colocadas entre os pedaços de sabão.( essa experiência deu certo, os sabões ainda ficaram mais cheirosos).

19 de jun. de 2010

A arte de fazer Sabões - parte I



Moro em uma cidade que é naturalmente quente e úmida e muitas vezes tenho que adaptar procedimentos para conseguir bons resultados.



Dependendo da temperatura/grau de umidade,etc,tenho que evitar o uso de certos óleos que aceleram a traza ou trace (ponto que inicia a saponificação dos óleos) , assim como definir a necessidade do uso de mix ( que acelera a traza/trace), enfim adaptar certos “protocolos” ao meu universo particular.
Isso, dependendo de onde você mora deve ser avaliado. Garanto que os resultados vão ser positivos.
Contudo, o mais importante é lembrar da segurança e cuidados que devemos ter ao manipularmos produtos químicos, principalmente, no nosso caso, hidroxido de sódio (soda cástica) e/ou hidróxido de potássio (potassa).


CUIDADOS IMPORTANTES:
.Usar luvas de borracha apropriadas,
.Óculos de proteção,
.Máscara de proteção (respirador filtrante contra poeiras,névoas,etc),
.Estar em ambiente arejado para evitar inalar os gases formados pela reação soda/potassa + água,
.Ter um recipiente com vinagre ( ácido) próximo para anular o efeito da soda sobre a pele caso ocorra algum acidente e

COLOCAR SEMPRE A SODA/POTASSA NA ÁGUA, NUNCA AO CONTRÁRIO e... LENTAMENTE, PARA EVITAR O EFEITO “VULCÃO”.


Utensílios necessários:



.Utensílio específico para pesar a soda cáustica( eu uso um saco plástico tipo zip, que é resistente e facilita, não deixando confundir ao misturar a soda na água,
.Vasilhas de plástico resistentes ao calor, vidro ou aço inoxidável, tamanhos variados ( alumínio não serve),
.Balança digital ( pesando de 1g até 3Kg),
.Termômetro para líquidos quentes,
.Mix (normalmente usado para bater molhos,maionese,vitaminas)
.Colheres e espátulas de vários tamanhos,
.Moldes de madeira ( não serve compensado) forrados com plástico ou moldes variados de plástico - vasilhas usadas para guardar alimentos, embalagens de leite longa vida, sucos,pedaço de cano de PVC, etc...Basta usar a imaginação.


É interessante termos todos os itens da receita pesados antes de iniciar o processo de fabricar nosso sabão, assim basta  acrescentarmos os ingredientes, no momento adequado, sem atropelos ou aflições e finalmente,


Ter paciência para esperar o tempo certo para desenformar seus sabão ( normalmente em 24h), cortar e colocar para secar ou curar por 4 semanas no mínimo.( esse tempo eu recomendo para sabões feitos tanto no processo à frio quanto no processo à quente – é o tempo mínimo para aprimorar a qualidade do seu produto).

13 de jun. de 2010

SABÃOJABÓNSAVONSOAPSAPONESAPUN






Já faz algum tempo que me apaixonei perdidamente por "fazer sabões".


Tudo começou com minhas pesquisas e estudos sobre plantas,tentando fugir dos cosméticos com composições totalmente fora do NATURAL,descobrindo esse incrível mundo do "SIMPLES" que está sempre presente na natureza e muitas vezes não enxergamos.


Esse espaço tem o objetivo de reunir informações para todos aqueles que querem fazer seus próprios produtos naturais, personalizados e adequados para cada tipo de pele e uso.